top of page

Bem-vindo à Malanje! 

 

                                                                                                                 Por: Danilson Costa

 

 

 

A palavra Malanje, por vezes também grafada Malange, vem do contexto kimbundu antigo que significa "as pedras" (MA-LANJI), que é o mais conhecido. É uma província de Angola, com uma população aproximada aos 221.785 habitantes, a provincia ocupa um espaço territorial que ronda os dois mil quatrocentos e vinte dois kilometros quadrado (2 422 km²) subdividos em catorze municipios.

 

Esta situada no norte de Angola e é limitada pela República Democrática do Congo a nordeste, e pelas províncias angolanas de Uíge a norte, pelo Kwanza Norte a oeste, Lunda Norte a este, Lunda Sul a sudeste, Bié a sul e Kwanza Sul a sudoeste. O clima nesta região do planalto é tropical húmido e a sua altura varia de 500m a 1500m em relação ao nível do mar.

 

 

Não se sabe ao certo a data de fundação de Malanje, mas é de conhecimento que no ano de 1852 foi criada uma feira em Malanje e a paróquia de Nossa Senhora de Assunção. No ano de 1857 foi fundado o presídio e no ano de 1862 foi fundado um forte.

 

Após a guerra ocorrida em Cassange entre os anos de 1861 e 1862, Malanje foi retalhada por conelhos e presídios e permaneceu esquecida por algum tempo. As festas da Cidade acontecem a 13 de Fevereiro e o dia 4 de Fevereiro também é muito celebrado devido ao massacre da Baixa de Kassange. Em festas tradicionais, as danças típicas são a massemba e a nbuenzena ao som de instrumentos como marimba de Kalandula, Kissange, Hungo e Tambores conhecidos como Batuques. 

 

Elevada a categoria de cidade em 1932, Malanje possui uma linha férrea (desde 1909),
as principais companhias aéreas comerciais voam para a província e as estradas estão reparadas facilitando a ligação com a cidade de Luanda, 423 Km, o que tem permitido o desenvolvimento da região.

A partir da independência de Angola, em 1975, a capital da província de Malanje passou a ser considerada como uma única cidade, visto que ela era dividida em uma cidade "branca" e uma cidade "africana".

Actualmente, a paisagem física de Malanje apresenta três regiões bem distintas: o Planalto de Malanje, a Baixa de Kassanje e o Songo ou Alto Kwanza. O Planalto corresponde, grosso modo, aos municípios de Cacuso, Malanje, Caculama, Kiwaba Nzoji, Kalandula e parte de Massango e Cangandala. A Baixa de Kassanje engloba os municípios do Quela, Kahombo, Kunda-Dia-Baze, Marimba e parte de Massango. O Songo abrange os municípios de Kambundi Katembo, Luquembo, Quirima e a parte sul de Cangandala. 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A população tem origem muito diversa, inserida em 3 grupos linguísticos: Kimbundu, Kikongo e Ambundo, que na sua maioria comunica-se através da língua nacional Kimbundu.

 

Os pratos mais apreciados por estes povos são a kizaca, o usse, a carne seca e de caça, kinhanza, ginguinga (feito com miudezas), que é sempre acompanhada de funge de bombo ou de milho.
 

A população de Malanje, pratica com muita intensidade o artesanato e tem como produção cestos, sofás, bonecos diversos, peneiras, pilão, chapéus de sobas (kijinga), pentes de pau, mexeduras, luandos, esteiras, etc. O material que é utilizado é o jungofe e a madeira de bambu. 

Clima

O clima nesta parcela do território angolano é tropical húmido mesotérmico e varia de 20°C à 25°C. O mês mais frio é o de Junho com uma média anual de 21ºC e os meses mais quentes são os de Março e Abril, com uma média de 25ºC.

 

Ao longo do ano registam-se duas estações: Chuvosa que abarca cerca de nove (9) meses ( Agosto a Maio) e a outra é a estação do cacimbo que vai de 15 de Maio a 15 de Agosto.
 

Natureza
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A região possui uma vasta fauna, constituída por animais domésticos e selvagens. Quanto aos animais selvagens destacam-se a palanca negra gigante, os mabecos, a hiena malhada, o leopardo, a chita, os gungas, a kissoma, o puku, o songe, o bambi comum, a pacaça, os macacos de diversas espécies, o elefante, a lebre, a palanca vermelha, o golungo, o nunce, o búfalo, o javali, o hipopótamo, o crocodilo, o leão, a onça e várias espécies de aves. 


A Palanca Negra Gigante é um animal de grande porte que habita exclusivamente em Angola, com particular incidência na Reserva Natural do Luando, província de Malanje.

Existem vários tipos de antílopes, muitos deles, de porte avantajado. Porém, a Palanca Negra Gigante tem um porte superior, pelo escuro e distingue-se pelos seus chifres que descrevem um pronunciado semi-círculo para trás. Pela sua raridade, a Palanca Negra constitui um símbolo de Angola. 

Nesta província encontramos os seguintes parques e reservas:

  • O Parque Nacional de Kangandala estabelecida como reserva integral em 1963, possuindo uma área de 600 Km2. É rico em aves, como patos bravos, capotas, perdizes, pombos, entre outros

  • A Reserva Florestal do Caminho-de-Ferro de Malanje que possuí 200 Km2

  • A Reserva Natural do Luando, situa-se entre as províncias da Malange e Bié, com 8.280 Km2

  • A Reserva Especial do Milando, situadas nos municípios de Luquembo e KundaDia-Baze/Marimba/Caombo

  • A Reserva Florestal do Samba-Lucala, tem 400 Km2 de extensão, com vales e savanas e por aqui passam os rios Kionga e Cauneia

 

A província é constituída por duas bacias hidrográficas, a do rio Zaire e a do rio Kwanza. A parte leste e nordeste é atravessada por um dos caudais que desaguam no rio Cuango, um dos mais importantes afluentes do Zaire. 

Também existem as lagoas da Quibemba (no município da Kabumdi Katembo), do Dombo (no município de Luquembo) e do Sagia (no município do Quela).

O Planalto de Malange é atravessado por vários rios subsidiários do Kwanza (Lutete, Lombe, Malanje, Cuije, Cuque) e, em menor número, do Lucala (Cole, Mafumbué). 

A Baixa Kassanje corresponde aos cursos médio e superior dos rios Vamba, Cambo, Luhanda e Lui, que constituem uma rede hidrográfica densa e na época seca ainda mantém caudais volumosos. 

Songo: O rio Kwanza e os seus afluentes Luando e Cuquema circulam de sul para norte e, com outros, constituem uma rede hidrográfica densa e de caudal permanente. 

Entre o Kwanza e o Cuquema encontram-se as “chanas” ou “anharas”, áreas planas alagadiças que caracterizam a zona, assim como as chamadas baixas do Songo. 

Não deixe de visitar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Cemitério de Cambumdi-Catembo, Cemitério da Kizenga e outros Cemitérios Históricos nos municípios de Caculama e Cacuso, onde estão enterrados muito dos que se revoltaram contra as forças coloniais.

  • Túmulos da Rainha N’Ginga M’Bandi, N’Gola M’Bandi estão situados em Kwaba N’Zóji. Entre os monumentos e sítios mais importantes, ocupam lugar de destaque os túmulos do Rei Ngola Kiluanji, da Rainha Njinga Bandi e do irmão, Mbingi a Mbandi que se encontram-se na aldeia de Mukulu a Ngola, município de Marimba. Na referida aldeia, as pessoas que cuidam dos túmulos dos Reis são pertencentes à família real. É a eles que cabe organizar a limpeza e as visitas. Os visitantes têm que vestir-se de um traje especial.

  • Ruínas de Cacumbo

  • Ruínas da Fortaleza de Pungo-Andongo (1671)

  • Ruínas da Fábrica do Quissol, de 1820 (em N’Zongola e Madimba)

  • Parque Nacional de Kangandala,– estabelecido como parque nacional em 1970. Possui uma área de 600 Km². A espécie mais importante existente é a palanca negra gigante

  • Reserva Florestal do caminho de ferro de Malanje

  • Reservas Natural Integral do Luando e Especial do Milando

  • Reserva florestal do Samba-Lucala

  • Pedras Negras de Pungo Andongo, formações rochosas de grande beleza natural, onde dizem estar marcadas as pegadas da rainha N’Ginga M’Bandi e do rei N’Gola Kiluange. As Pedras Negras são um conjunto de blocos rochosos de dimensões descomunais que ocorrem na localidade de Pungu-a-Ndongo, município de Cacuso, província de Malanje. O conjunto é composto por rochas intrusivas que terão sido expostas pela erosão, ao longo dos séculos e por rochas sedimentares (arenitos e conglomerados) bem consolidados. Pungo Andongo, é, no entanto, mais do que um simples local de ocorrência de anomalias geológicas. É um local pleno de mitos, lendas, tradições e valores culturais. Pelas suas características topográficas e geomorfológicas o Pungu-a-Ndongo chegou a servir de fortaleza para os Reis Ngola, tendo sido, nessa época, capital do Reino do Ndongo. Quando for ao Pungu-a-Ndongo, o visitante não deve esquecer-se de visitar a Pégada do Rei Ngola Kiluanji, as Pégadas da Rainha Njinga, o Cantinho do Céu, a Pedra do Velho Caturra e a Pedra do Pomar Sagrado. Encontra-se a curta distância da Barragem de Capanda, outro ponto turístico que vale a pena visitar.

  • Furnas do Cacolo, onde se encontram Ruínas Antigas de habitações primitivas debaixo das pedras e jazigos naturais

  • Quedas de Kalandula - As quedas de Kalandula constituem a fascinante atracção turística da província de Malanje e umadas mais importantes de Angola. Ocorrem, no rio Lucala e possuem cerca de 500 metros de altura. São as segundas quedas mais altas de África. Formam um arco-íris permanente e um nevoeiro ilusório. Tem um miradouro e é um local propício para passeios e piqueniques.

 

Rápidos do Kwanza

 

  • Barragem de Kapanda

  • Miradouro do Morro de Kabatuquila, que se situa a 115 Km da Cidade da Malange, em Quela, e oferece uma vista de rara beleza

  • Foz do Amor e Nascente do Amor, é aqui, a 15 Km da cidade, que nasce o rio Malange

 

Outros Monumentos

 

  • Forte de Cabatuquila

  • Ruínas de Duque de Bragança

  • Antigo Palácio

  • Poço mais antigo de Malange

  • Matari Ya Ginga

  • Poço da Sé Catedral

  • Manivela Mais Antiga

  • Igreja Evangélica do Quêssua,– no município de Malanje, funcionava antigamente como convento.

                                                                                                                                                        

                                                                                                                                                                   

Fonte: www.welcometoangola.co.ao

Vista aérea do centro da cidade de Malanje                                                                                      Foto: Custódio Fernando

MALANJE

 

Área Total: 2.422 Km2

População: 221.785 

Temperatura: 25ºC

Clima: Tropical Húmido

Municípios: 14

bottom of page